Vamos levantar do sofá!
Um estudo realizado na cidade de São Paulo mostrou que cerca de 70% dos problemas cardíacos têm como causa o sedentarismo. Esse índice superou o da obesidade, pressão alta, álcool e cigarro! É hora de mudar esses números, é hora de se exercitar. Sempre que a preguiça bater, lembre-se que o sedentário apresenta o dobro do risco de desenvolver problemas cardíacos, quando comparado a alguém fisicamente ativo.
A redução das taxas de mortalidade por todas as causas está mais associada à atividade física praticada recentemente do que à praticada em anos prévios. Adultos que fazem atividade física apresentam aumento da longevidade, independente do sexo e da idade. Enquanto a inatividade causa múltiplas doenças crônicas, como hipertensão arterial, doença coronariana, diabetes melito ou dislipidemia e está associada a aproximadamente 2X o risco de morte por todas as causas.
Mas como sair do sedentarismo e ter uma vida melhor? Comece devagar… 30 minutos por dia, 1 vez por semana!
Pois é, isso mesmo! 30 minutos de atividade física uma vez por semana já é o suficiente para ter uma grande melhora no seu corpo.
Por que não começar? Procure algo que te dê prazer e adapte à sua rotina, depois, aos poucos, aumente a quantidade de tempo que se dedica a isso. Doe seu tempo para si mesmo, doe seu tempo para a sua saúde!
Fonte: Livro cardiologia do exercício, do atleta ao cardiopata.